Governo recua e a Obrigatoriedade de airbag e freio ABS realmente será em 2014
O governo desistiu de adiar a obrigatoriedade do airbag e do freios ABS, que terão de fazer parte de todos os carros novos a partir de janeiro. Lado a lado o governo e indústria oficializaram que no próximo ano, 100% dos carros terão airbag e ABS.
O anúncio também oficializa o recuo do governo que chegou a cogitar que os dois itens fossem obrigatórios no ano que vem em 80% dos veículos e não em 100%.
O ministro Guido Mantega falou publicamente sobre essa possibilidade na semana passada, alegando desemprego e aumento de preços, mas prevaleceu a ideia de que a segurança deve ser prioridade.
A partir do mês que vem, novos carros terão que sair de fábrica com o airbag duplo e o freio ABS, que impede que as rodas travem durante uma freada brusca.
Com isso, a produção de carros sem os dois itens terá que acabar, mas uma exceção está em estudo pelo governo, com aval dos empresários. A ideia é livrar a Kombi da obrigatoriedade do airbag e do freio ABS, pela dificuldade de adaptar o veículo e para evitar a demissão de quatro mil pessoas.
Segundo o ministro Guido Mantega, no total, as demissões podem chegar a 20 mil. “Vai aumentar custo e vai aumentar mesmo. Claro que isso vai talvez atrapalhar as vendas do próximo ano”.
O mercado já fez o cálculo. “O que se estima no mercado é que entre R$ 1.000 a R$ 1.500 será o valor cobrado tanto pelo ABS quanto pelo airbag”, revela Luiz Moan, presidente da Anfavea.
Estas mudanças as montadoras já sabiam desde 2009, e que é preciso mudar as estatísticas do Brasil. “O Brasil, hoje, é conhecido como um dos recordistas em morte no trânsito. Qualquer equipamento de segurança que signifique reduzir a quantidade de acidentes e principalmente a quantidade de feridos e mortos no trânsito é importante”.
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