Brasil volta a ocupar o quarto maior mercado de veículos do mundo
O Brasil volta a ocupar o quarto lugar entre os maiores mercados de veículos do mundo. Com a venda de 2,79 milhões de unidades no acumulado de janeiro a outubro, o mercado brasileiro apresentou um avanço de 7,3% na comparação com igual período do ano passado As informações são da Jato Dynamics do Brasil, consultoria especializada no mercado automotivo.
A China permaneceu na liderança, com 13 milhões de carros vendidos no acumulado de janeiro a outubro, 6,3% mais do que no mesmo período de 2011, seguida pelos EUA, com crescimento de 13,8% no total em dez meses. Resultado da comparação com um período em que foi afetado pelo tsunami, o Japão apresentou um dos maiores crescimentos, com 33,9%, e manteve-se no terceiro lugar.
Também a Alemanha alcançou crescimento significativo, de 23,9%, e ocupou a quinta posição, seguida por Índia e Rússia.
Os dados chineses incluem apenas veículos de passeio. Para o restante dos países os números englobam carros e comerciais leves. Na disputa mundial entre marcas, a Volkswagen manteve-se na liderança em outubro. Com pequena diferença, a Toyota ficou em segundo lugar, seguida por Ford e Chevrolet.