sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Aguinaldo pede prudência aos motoristas nas estradas





Aguinaldo pede prudência aos motoristas nas estradas






O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro (PP), participou de uma blitz integrada da Operação Rodovida da Polícia Rodoviária Federal na Ponte Rio-Niterói (RJ). A operação foi lançada pelo Governo Federal para reduzir o número de acidentes nas rodovias federais durante o período de festas e ferias. "Estamos tratando na verdade de uma mudança de comportamento, de atitude do cidadão brasileiro em ter primeiro a noção de que deve dirigir com responsabilidade”.

A operação Rodovida tem como objetivo reduzir acidentes graves de trânsito no país. Essa é a terceira edição da ação que articula nacionalmente agentes da Polícia Rodoviária Federal, as polícias dos estados, municípios e agências de trânsito. O Governo Federal reuniu quatro ministérios – Cidades, Saúde, Justiça e Transporte – para tratar do assunto sob a coordenação da Casa Civil da Presidência da República. “Esse é um esforço que os ministérios estão fazendo para reduzir os acidentes. É uma ação com caráter educativo e de fiscalização. E importante ter a adesão da sociedade”, afirmou Aguinaldo Ribeiro.



Durante a blitz na ponte Rio-Niterói, o ministro acompanhado pela diretora geral da PRF, Maria Alice Nascimento, assistiram a uma simulação de resgate de uma vítima de acidente de moto. “Queremos que as pessoas saiam para as festas de fim de ano e voltem para casa. Para isso, não podem cometer excessos nas estradas e nem no trânsito”, disse o ministro. A PRF registrou redução de 24,5% no número de mortes nas rodovias federais do país, desde a primeira edição do Rodovida, em 2011.



A ação programada pela PRF acontecerá em 100 pontos, cada um com 10 km de extensão. A fiscalização será intensificada em 68 municípios, 95% deles localizados em perímetros urbanos e distribuídos em 26 rodovias estaduais. As ações acontecerão em duas etapas: do dia 19 de dezembro a 31 de janeiro de 2014 e de 21 de fevereiro a 9 de março de 2014.

FONTE: PB AGORA

Uso de bicicletas elétricas passa a ser 


regulamentado pelo CONTRAN



A partir de agora, o uso das bicicletas elétricas conta com nova regulamentação do Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN). De acordo com o documento, os veículos estão dispensados de licenciamento e podem trafegar em ciclovias e ciclofaixas, tal como as bicicletas comuns.

Publicada semana passada no Diário Oficial da União, a resolução 465 estabelece em 20 km/h a velocidade limite para o tráfego desses veículos nas vias exclusivas e até 6 km/h em áreas de circulação de pedestres. Quando em vias urbanas, a bicicleta elétrica poderá usar o acostamento ou bordo.

Cabe agora aos órgãos de trânsito dos municípios regulamentar os detalhes da medida. Procurada pela Reportagem, a Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos (CET) informou que estuda a melhor forma para cumprir o que consta na norma.

Pedal

De acordo com a regulamentação do CONTRAN, são bicicletas elétricas aquelas que não possuem acelerador e cujo funcionamento do motor ocorre apenas quando o condutor pedalar. O dispositivo também desliga automaticamente quando a velocidade for superior a 25 km/h.

“Do jeito que estava regulamentada anteriormente, a bike elétrica poderia ser caracterizada como ciclomotor”, explica o diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicleta (Abraciclo), José Eduardo Gonçalves.

Para pilotar o ciclomotor o condutor precisa da Autorização para Conduzir Ciclomotor (ACC) e também de licenciar o veículo. Segundo Gonçalves, até então esses eram os entraves para que o veículo caísse no gosto do brasileiro.

“Entre investir dinheiro em obter uma ACC muitos preferiam fazer o procedimento para a Carteira Nacional de Habilitação categoria A, para motocicletas”, compara.
Por isso, o mercado de fabricantes está sorrindo à toa, apostando em um crescimento de vendas. Uma das empresas brasileiras do ramo, a Dafra informou, por meio de nota, que já começou a produzir os veículos segundo a determinação do CONTRAN.

A montadora ressaltou que as bicicletas colocadas no mercado antes da medida precisam apenas de substituição da manopla (peça de apoio das mãos localizada no guidão). Para isso, disponibilizará em concessionárias e assistências técnicas um kit de adequação.

Diferenças

Além de exigir licença do veículo e habilitação específica do condutor, há outros detalhes que distinguem a bicicleta elétrica do ciclomotor. A primeira tem potência de até 350 watts. A segunda supera essa potência e possui acelerador. “Andar na bicicleta elétrica é como pedalar com um empurrãozinho”, define José Eduardo Gonçalves, diretor executivo da Associação Brasileira dos Fabricantes de Bicicleta (Abraciclo).

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

OBRAS DE TÚNEL NA AV. CAXANGÁ NO CENTRO DA CIDADE DO RECIFE-PE PARA A COPA DE 2014 MUDA ROTAS DO TRÁFEGO DE VEÍCULOS


Os motoristas que cruzam a Avenida Caxangá, no trecho entre as Ruas Real da Torre e Benfica, na Zona Oeste do Recife, devem ficar atentos às alterações no trânsito local. A partir de quinta-feira, o cruzamento será interditado para que sejam iniciados os serviços de instalação das estacas e concretagem de vigas que fazem parte das obras de construção do Túnel da Abolição. Durante a ação, todos os veículos que trafegam no sentido subúrbio/cidade deverão desviar pela Rua João Ivo da Silva. Já os que desejam seguir pela Benfica precisarão, após entrar na Rua João Ivo da Silva, pegar à esquerda na Rua Nobre de Lacerda e em seguida acessar a Rua Monsenhor Júlio Maria até chegar à Rua Benfica. Não haverá alteração para os usuários de ônibus.

A interdição vai durar 12 dias, seguindo até 5 de janeiro. A construção do Túnel da Abolição, orçado em R$ 16 milhões, é mais uma etapa do Corredor Leste-Oeste, que será operado por Bus Rapid Transit (BRT) e ligará o bairro do Derby, na região central do Recife, ao município de Camaragibe.

Com uma extensão de 287 metros, sendo 53 metros de área coberta, o túnel terá três faixas de rolamento e vai atender aos veículos particulares e coletivos que vierem da Rua Real da Torre e seguirem para a Rua João Ivo da Silva.

De acordo com a Secretaria das Cidades, o tráfego proveniente da Rua Carlos Gomes, recentemente estabelecido como um corredor para ônibus, também terá um ganho de velocidade. Por dia, cerca de 56 mil veículos de passeio e quase 6 mil ônibus circulam nas vias do entorno da Real da Torre.

Todas as interdições contam com o apoio dos órgãos de trânsito, como a CTTU, o Detran e o BPTran, além do Consórcio Grande Recife. Os agentes vão atuar na orientação aos motoristas e usuários de ônibus. As vias do entorno receberão sinalização durante todo o processo. Segundo a secretaria, guardas municipais estarão nas imediações orientando o trânsito e haverá distribuição de panfletos nas vias próximas, nos semáforos e paradas de ônibus, com informações sobre a obra.

O Túnel da Abolição promete otimizar um dos principais pontos de retenção do Corredor Caxangá/Benfica, melhorando a velocidade média do tráfego misto e do corredor de transporte da Avenida Caxangá. Com a intervenção, a capacidade viária do cruzamento da Rua Benfica com a Real da Torre, que hoje é de 4.620 veículos/hora, vai passar para 8.250 veículos/hora, de acordo com a Secretaria das Cidades.

Via expressa que liga Suape-PE ao Litoral Sul começa a operar neste sábado


Rodovia concessionada terá total de 43 quilômetros de extensão

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A primeira etapa da via expressa concessionada que ligará o Complexo Industrial Portuário de Suape às praias do Litoral Sul de Pernambuco começará a operar à 0h deste sábado (28). Nesta primeira fase, três praças entrarão em operação: no entroncamento na nova rodovia PE-009 com a PE-028; no acesso principal de Suape; e na VPE-052, estrada que liga a PE-060 à Avenida Portuária. A rodovia ficará totalmente pronta no mês de janeiro, quando as duas praças restantes estarão concluídas. Até dezembro de 2013, já foram investidos R$ 260 milhões na rodovia.
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A tarifa básica de acesso à via, com um total de 43 quilômetros de extensão, será de R$ 5,60. Este valor será cobrado para veículos de passeio e por eixo para veículos de grande porte. Motocicletas pagam metade. A tarifa funcionará da forma unidirecional, ou seja, o veículo paga apenas uma vez para trafegar pelo sistema. A via terá Volume Diário Médio (VDM) de 15 mil veículos por dia.

O trecho concessionado começará na altura do Hospital Dom Helder Câmara, na BR-101, no Cabo de Santo Agostinho, até a PE-038, no distrito de Nossa Senhora do Ó. O trecho deve facilitar o acesso a praias conhecidas - como Porto de Galinhas, Muro Alto e Maracaípe - uma vez que reduzirá o trajeto em 8,4 quilômetros. Segundo a Concessionária Rota do Atlântico, responsável pela via expressa, a redução representará uma economia de 30% no percurso e de pelo menos 20 minutos, considerando a velocidade permitida para veículos leves de 100 km/h. Os caminhões e ônibus devem ser conduzidos pela rodovia com velocidade máxima permitida de 80 km/h. 

São cinco viadutos e 14 alças de acesso próximo ao hospital,com cerca de quatro quilômetros de extensão. A via seguirá pelo Contorno do Cabo - novo treco com cerca de 8 quilômetros - até a PE-28, sob um viaduto para a ligação às TRD-Norte e Sul, em Suape, com nove quilômetros. Este trecho será ligado com a rotatória conhecida como Curva, onde começa a nova estrada. A via que liga Suape À PE-038 tem 5,5 quilômetros.
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SERVIÇOS - A Rota do Atlântico disponibilizará aos condutores que trafegarem pela via expressa um Centro de Controle Operacional (CCO), que atuará no reforço da segurança viária através do monitoramento por câmeras. O início da operação será com 22 câmeras. Até janeiro, quando a rodovia estiver completa, serão 34 câmeras em funcionamento. Os equipamentos podem visualizar áreas com até 2,5 km de distância. Também estará à serviço dos motoristas o Serviço de Auxílio ao Usuário (SAU), com atendimento 24 horas de guinchos leve e pesado, ambulância de resgate, entre outras viaturas de combate a acidentes. 

Desde fevereiro de 2012 que os serviços são oferecidos aos condutores. Neste período, cerca de 4 mil ocorrências foram registradas. O atendimento de emergência pode ser acionado pelo 0800.031.0009, com ligação gratuita de telefones móveis ou fixos.

domingo, 22 de dezembro de 2013

Dilma comete infração de trânsito e pede desculpas pelo erro

A presidente Dilma Rousseff cometeu nesta sexta-feira (20) uma infração de trânsito considerada "gravíssima" pela legislação em vigor. De folga em Porto Alegre, ela foi fotografada durante trajeto de carro com o neto de três anos no colo, no banco de trás do veículo.
As normas brasileiras de trânsito determinam que crianças de 1 a 4 anos devem usar obrigatoriamente o equipamento de segurança conhecido como "cadeirinha".
A desobediência à norma é considerada infração "gravíssima" pelo Código de Trânsito Brasileiro, acarretando sete pontos na carteira de habilitação do condutor do carro, multa de R$ 191,54 e retenção do veículo até a resolução da irregularidade.

A presidente Dilma Rousseff foi fotografada durante trajeto de carro com o neto de três anos no colo, no banco de trás do veículo
A presidente Dilma Rousseff foi fotografada durante trajeto de carro com o neto de três anos no colo, no banco de trás do veículo

No final da noite, a presidente pediu desculpas pelo "erro" em sua conta no Twitter.
"Estive hoje na casa da minha filha e, de lá, levei meu neto à casa do avô, que fica no mesmo bairro. Meu neto foi abraçado comigo no banco de trás. Foi um erro. A legislação de trânsito é clara: criança tem que andar na cadeirinha. Peço desculpas pelo erro."
De acordo com resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), o objetivo da "cadeirinha" é "estabelecer condições mínimas de segurança de forma a reduzir o risco ao usuário em casos de colisão ou de desaceleração repentina do veículo, limitando o deslocamento do corpo da criança".

Fonte: FOLHA DE SÃO PAULO

Honda lista dicas para viagens com motocicletas

Comprometida com a segurança no trânsito e atuante na conscientização de motociclistas de todo o Brasil, a Moto Honda da Amazônia, com o apoio do CETH (Centro Educacional de Trânsito Honda), preparou um guia básico de segurança para tornar a viagem de férias sobre duas rodas ainda mais prazerosa e tranquila.

Ao pilotar na estrada, fique à direita da faixa de rolamento sempre atento aos veículos
Ao pilotar na estrada, fique à direita da faixa de rolamento sempre atento aos veículos

O que deve ser verificado

A primeira coisa é ter sempre à mão o Manual do Proprietário,  o qual traz todas as informações sobre os componentes da motocicleta e as revisões necessárias antes de seguir viagem. Além disso, as concessionárias Honda oferecem, gratuitamente, a inspeção de 21 itens de qualquer motocicleta da marca. Realizada em apenas uma hora, a avaliação identifica eventuais problemas, como folgas no manete da embreagem, regulagem de corrente de transmissão e desgaste dos freios e pneus. É só entrar em contato com a concessionária mais próxima e agendar o atendimento.

Antes de curtir a viagem, também é importante estar atento à revisão dos seguintes itens:


Pneus: a calibragem deve estar de acordo com as especificações do Manual do Proprietário. Em alguns modelos, a pressão dos pneus deve ser maior caso a viagem seja realizada com “garupa”, compensando o peso extra sem perda de aderência. Também é importante verificar se há objetos presos nas rodas, como pregos e cacos de vidros ou se as mesmas estão com algum raio quebrado.

Lubrificação: caso o nível do óleo esteja abaixo do indicado, é necessário preencher ou efetuar a troca, bem como substituir os filtros de óleo e de ar periodicamente. O sistema de transmissão também deve receber atenção, com a limpeza e nova lubrificação de corrente, coroa e pinhão. Aconselha-se realizar esse processo também sempre que a motocicleta for usada em estradas de terra.

Freios: os cabos devem estar regulados e lubrificados. No caso dos hidráulicos, deve-se checar o nível do fluído. Se estiver abaixo do ideal pode ser sinal de desgaste excessivo das pastilhas ou de vazamento, fazendo-se necessária a inspeção imediata.

Elétrica: verificar se todas as luzes estão funcionando perfeitamente (freios, piscas, lanterna, farol e painel), para garantir a visibilidade e segurança do motociclista e das pessoas do entorno.  O mau funcionamento da parte elétrica é considerado infração média, segundo o Código de Trânsito Brasileiro, e pode ser multado.

Motociclista consciente

Não só a motocicleta precisa estar preparada para enfrentar as estradas. O motociclista precisa ter conhecimento dos equipamentos, acessórios e técnicas de pilotagem necessários para uma viagem segura. Confira algumas dicas do gerente do CETH, José Terwak.

Acessórios: é importante verificar se o capacete está dentro do prazo de validade e, ao utilizá-lo, se certificar de que o mesmo está bem adaptado, sem folgas ou sobras, e a viseira limpa e sem riscos. Recomenda-se também o uso de roupas claras, com fácil identificação pelos outros condutores. Calças e jaquetas de material resistente são indispensáveis, assim como botas e sapatos que protejam os pés, luvas e capas de chuva.

Pilotagem: principalmente nas estradas, onde as velocidades são mais altas, é fundamental que o motociclista se mantenha dentro do ângulo de visão dos outros motoristas, evitando os ângulos em que eles não conseguem enxergar a motocicleta (ponto cego), mesmo com o retrovisor.

“Na estrada é importante alertar, antecipadamente, os demais condutores sobre a intenção de manobra. Dessa forma, eles podem prever uma possível reação e evitar acidentes. Durante a pilotagem, manobras como ultrapassagens devem ser realizadas com rapidez e firmeza, sem desrespeitar os limites de velocidade. Acredite na sinalização da rodovia. Ela pode te ajudar e garantir a sua segurança. Também é importante nunca exceder as próprias habilidades, mantendo uma velocidade compatível com o percurso e condições do trânsito. E lembre-se, se beber, não pilote”, explica Terwak.

Recomenda-se, ainda, uma parada a cada 90 minutos para movimentar os músculos, com o objetivo de diminuir a fadiga e o cansaço gerados pelo vento. Seguindo todas essas orientações e respeitando o próximo, o motociclista poderá desfrutar da verdadeira sensação de liberdade de viajar sobre duas rodas.
Fonte:TRIBUNA DO NORTE

Homem morre atropelado na Rodovia Estadual


  PE-60 a mais perigosa em números de


 acidentes com e sem vítimas em toda região 


Metropolitana no estado de Pernambuco


Um homem morreu ao ser atropelado no quilômetro 7,5 da PE-60, município de Cabo de Santo Agostinho, na Região Metropolitana do Recife, do fim da madrugada para o início da manhhã deste sábado (21). O acidente aconteceu no sentido Recife - Ipojuca da via. O condutor do veículo procurou o Batalhão de Polícia Rodoviária para esclarecer o caso. O corpo da vítima está no canteiro central da via. O trânstio no local flui normalmente. O Instituto de Medicina Legal (IML) segue para recolher o corpo.