sábado, 13 de outubro de 2012



Dafra tem nova opção para o motofrete





Riva 150 Cargo tem preço sugerido de R$ 5.490 e já traz itens exigidos pelo Contran

A Dafra já vende em sua rede a versão Cargo da Riva 150. A moto tem preço sugerido de R$ 5.490 e oferece de fábrica protetor de pernas, suporte para baú e antena corta-linha, exigidos pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) para o exercício do motofrete. A Cargo preserva itens de série da Riva convencional, como freio dianteiro a disco, rodas de liga leve, partida elétrica, conta-giros, indicador de marchas e marcador de gasolina, por exemplo.

A Riva 150 é nacionalizada em Manaus. Seu projeto é da Haojue, uma gigante chinesa que também fornece componentes para o scooter Dafra Smart 125. Seu motor com cilindrada de 150 cc é alimentado por carburador e produz 12,1 cv. O tanque comporta 13,3 litros. O suporte para baú foi desenvolvido para 20 quilos de carga. A Riva Cargo deve substituir dentro da linha Dafra a Speed 150 Cargo, que não teve nenhuma unidade montada este ano.

A moto mais vendida nesse nicho de mercado é a Honda CG 125 Cargo, que teve 8,4 mil unidades produzidas até setembro. A Suzuki também participa com o modelo Intruder 125 Cargo, com 1.073 unidades produzidas no acumulado do ano.







Há 71% mais motos do que habilitados







Apenas 53 municípios do Interior têm fiscalização no trânsito, o que é uma das causas do problema

Cícero Marcelo dos Santos, 30 anos, condutor de uma motocicleta, morreu em uma colisão com um caminhão no Km 153 da CE-292, na Chapada do Araripe, a 596 Km de Fortaleza. A vítima não era habilitada e estava sem capacete. Já no município de Ipu, distante 257 Km da Capital, o motociclista Antônio Araújo, 25, faleceu ao chocar-se contra um poste. A vítima, que morreu no local, estava sem capacete e sem carteira. Os dois acidentes, que aconteceram no último dia 25 de setembro, são apenas alguns resultados da falta de municipalização do trânsito, que gera um grande número de motociclistas circulando sem habilitação no Interior do Ceará.

O número de motos cadastradas no Departamento Estadual de Trânsito (Detran/CE) ultrapassa 71% a quantidade de motoristas capacitados a conduzi-las. Segundo o órgão, são 408.050 condutores habilitados para 701.337 veículos de duas rodas, somente no Interior. Uma situação, que segundo o comandante da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), coronel Túlio Studart, é mantida e tende a piorar devido à ausência da municipalização do trânsito em algumas cidades do Interior. Conforme ele, dos 184 municípios no Estado, apenas 53 são municipalizados.

De acordo com Túlio Studart, apesar de ser lei, muitos gestores alegam que o município não possui recurso para investir na capacitação e na implantação de um órgão fiscalizador do trânsito. "Dos 53 municípios, apenas dez, de fato, fiscalizam o trânsito ao pé da letra. Porém, oficialmente, temos 131 municípios que não têm nenhum tipo de fiscalização. O descumprimento da lei provoca a perda de muitas vidas", analisa. Para o comandante da PRE, este déficit resulta no aumento do número de acidentes, de vidas perdidas e gastos na saúde, que envolvem não só recursos municipais, mas estaduais e federais. "Para o poder público, um acidente tem vários gastos, como por exemplo, deslocamento de viaturas, perícia, ambulância e o deslocamento dos feridos para hospitais na Capital.

Tudo isso é gasto do poder público e está prejudicando a gestão como um todo", lamenta. Segundo Túlio Studart, mesmo sendo a realidade da Capital bem diferente do Interior do Estado, pois Fortaleza possui mais condutores capacitados do que motocicletas, ainda há flagrantes diários destes veículos circulando sem habilitação. Ele explica que a PRE, em parceria com o Detran, realiza dez blitze diárias nas periferias, que resultam, em média, na apreensão de 70 motocicletas, a maioria devido à ausência da carteira.

Infração

De acordo com Lorena Moreira, diretora de planejamento do Detran, conduzir veículo sem habilitação é a terceira maior infração registrada no Ceará. Em 2011, foram flagrados 10.394 motoristas circulando sem habilitação no Estado. Neste ano, até setembro, já foram 8.155. Contudo, Lorena afirma que a situação poderia ser bem pior se não fosse a Carteira Nacional de Habilitação Popular, projeto lançado pelo Detran, em 2009. Ela explica que o objetivo inicial do órgão era oferecer, gratuitamente, a CNH para motociclistas residentes no Interior que não tinham condições financeiras para adquirir o documento.

Diante disso, desde de 2009, 100 mil pessoas já foram selecionadas para o programa e 50 mil já estão com as CNHs gratuitas em mãos. De acordo com Lorena, para conseguir se cadastrar, é necessário fazer parte de um programa do governo, ser estudante de escola pública, egresso do sistema penitenciário ou ser deficiente. "Em 2012, estamos contemplando os fortalezenses com CNH Popular. Cerca de três mil foram selecionadas e 1.500 estão em processo de regularizar o exame", diz.

Apesar dessa iniciativa, Lorena Moreira acredita ser importante que os municípios apresentem a contrapartida em relação à municipalização. "Nos municípios onde não tem municipalização, a fiscalização só ocorre quando o Detran vai até lá. Na cidade que tem municipalização, a fiscalização é habitual e, consequentemente, apresenta um trânsito mais seguro", ressalta.

Solução

Para o promotor Gilvan Melo, coordenador do Núcleo de Atuação Especial e Controle, Fiscalização e Acompanhamento de Políticas de Trânsito (Naetran) do Ministério Público Estadual, a solução para o problema seria uma integração entre municípios, Estado e governo federal, já que a maioria das cidades não possui recursos próprios para investir em estrutura e capacitação de fiscais. "Para implantar a municipalização, é preciso ter recurso e estrutura", destaca.





Dicas para economizar combustível






Cada vez mais as montadoras investem em novas tecnologias para a produção de veículos mais econômicos e menos poluentes. Mas,

- Calibrar os pneus com a pressão recomendada pelo fabricante contribui para uma melhor rolagem dos pneus no solo e evita o desperdício de combustível. Faça a calibragem a cada 15 dias e sempre com os pneus frios.

- Retire o chamado “peso-morto” do veículo – objetos desnecessários no interior e porta-malas. Quanto mais leve o veículo, melhor sua autonomia.

- Faça a troca de marchas nas rotações adequadas e evitando o alto giro do motor. Na dúvida, consulte o manual, lá você encontrará a marcha mais recomendada para cada velocidade.

- Nunca use a famosa “banguela” - ponto morto com o veículo em movimento. Isso fará com que o “freio motor” não seja utilizado e o que o consumo de combustível seja maior.

- Verifique o alinhamento da suspensão para evitar o desgaste dos pneus e consequente perda da autonomia.

- O catalisador e o escapamento devem estar em boas condições. A obstrução da saída dos gases de escape podem aumentar a temperatura do motor e aumentar o consumo.

- Velas e cabos de ignição também devem ser verificados, pois garantem a devida queima do combustível.

- A chamada “válvula termostática” pode apresentar problemas e permitir a total passagem do fluído de arrefecimento para o radiador, fazendo o motor trabalhar em temperaturas muito baixas. Nestas condições, o sistema de injeção do veículo pode interpretar que o motor está frio e enviar mais combustível sem necessidade.

- Combustíveis de má qualidade comprometem o funcionamento do motor e alteram o consumo.

- Evite acelerar bruscamente o veículo, o que consome uma quantidade de combustível maior.



Acidentes vitimam crianças e preocupam especialistas de trânsito




Nos últimos quatro anos mais de onze mil crianças de até 10 anos receberam indenização por morte ou invalidez decorrente de acidente de trânsito no Brasil

A lei é clara. Pelo Código Brasileiro de Trânsito, menores de sete anos não podem ser transportados em motos, menores de 18 anos não podem dirigir veículos e crianças de até dez anos só podem ser transportadas no banco traseiro, e com dispositivo de segurança. Mas a falta de atenção a essas normas pode ser uma das principais causas do grande número de acidentes envolvendo crianças no Brasil, afirmam especialistas de trânsito.

A estatística sobre o assunto é alarmante. Só nos últimos quatro anos, de setembro de 2008 a agosto de 2012, 11.358 crianças faleceram ou ficaram inválidas permanentemente devido a acidentes de trânsito. É o que aponta levantamento do Seguro DPVAT, que indeniza vítimas de acidentes de trânsito no Brasil. Os dados apontam ainda que os automóveis são os principais responsáveis pelas ocorrências, representando 54% dos casos, seguidos pelas motocicletas, veículo que esteve envolvido em 33% dos registros.

Analisando regionalmente, o Sudeste tem o maior incidência de ocorrências (28%), seguida pela Região Sul (27%) e pela Região Nordeste (25%). "Se fizermos um paralelo com as frotas destas regiões, verificamos que a Região Nordeste representa apenas 11% da frota de automóveis do Brasil, enquanto as Regiões Sul e Sudeste possuem 21% e 56%, respectivamente. Por isso, proporcionalmente, podemos perceber que o Nordeste tem um peso grande nessa estatística", aponta Ricardo Xavier, diretor-presidente da Seguradora Líder DPVAT, administradora do Seguro DPVAT no Brasil.

De acordo com Fernando Moreira, pediatra e especialista em medicina do tráfego, o envolvimento de crianças em acidentes de trânsito é cada vez mais recorrente. "Prevejo que em pouco tempo teremos um colapso de atendimento na saúde, pois a cada dia vejo chegar mais e mais pacientes crianças devido a acidentes de trânsito, principalmente de moto. Muitas vezes já presenciei crianças de 10 e 11 anos que chegam acidentadas e estavam dirigindo o veículo", afirma o médico.

Outros especialistas apontam ainda que o desrespeito às leis de trânsito, não só diretamente relacionadas às crianças, é a principal causa de acidentes com vítimas. "Esse desrespeito não só ao Código Brasileiro de Trânsito como a todas as resoluções do país proporcionam cada vez mais acidentes, que inclusive crescem em época de feriado prolongado. Evitar o excesso de velocidade, álcool, drogas e a introdução de tecnologia dentro do veículo são alertas que são dados a todo o momento, mas as pessoas não se conscientizam disso", aponta Dirceu Rodrigues, Diretor do Departamento de Medicina de Tráfego Ocupacional da Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego).

Pelo levantamento realizado, 4.056 crianças com idades de 0 a 10 anos perderam a vida em decorrência de acidentes de trânsito no período analisado e outras 7.302 sofreram algum grau de lesão proporcionando invalidez permanente. Os números englobam tanto as crianças que estavam sendo transportadas como aquelas que eram pedestres. Os acidentes envolvendo ônibus e caminhão registraram, juntos, 993 óbitos e 516 casos de invalidez permanente. A pesquisa considera as indenizações solicitadas de acordo com a data de ocorrência do acidente. As estatísticas ainda podem evoluir, visto que as vítimas têm até três anos para dar entrada no pedido do Seguro DPVAT.


quinta-feira, 11 de outubro de 2012


Cidade chinesa suspende tarifas de ônibus para reduzir trânsito




A cidade de Chengdu, capital da Província de Sichuan, sudoeste da China, lançou nesta quarta-feira (10) uma campanha com passagens gratuitas e desconto no preço da passagem de metrô da cidade, com o objetivo de encorajar as pessoas a escolher transporte público em vez de carros privados.

Um porta-voz da companhia de transporte municipal público de Chengdu disse que a política de passagem de ônibus gratuita permanecerá em vigor até 30 de junho do próximo ano. Na quarta-feira, 33 linhas de ônibus se tornaram gratuitas, e o número aumentará para 44 até o final do mês.

A mega cidade introduziu na segunda-feira o rodízio de veículos, um sistema adotado também em Pequim e algumas outras cidades chinesas para reduzir os congestionamentos. Porém, a restrição sobre os veículos e a política de suspensão da cobrança de taxas de ônibus troxeram novos problemas esta manhã, gerando grandes multidões nas estações de ônibus e metrô.

Muitos usuários da Sina Weibo, popular serviço de microblog do país, reclamaram que não conseguiram pegar um ônibus de manhã. "Hoje fiquei perdido no caótico sistema de transporte público de Chengu", disse o internauta "Hejin vagalume".

O porta-voz da companhia de transporte público disse que a companhia continuará melhorando os seus serviços através do aumento do número de veículos e de mais linhas de ônibus, além de outras medidas, para atender à crescente demanda por transporte público.

A despeito das reclamações, os internautas de outras cidades chinesas como Nanquim, Ningbo e Shenzhen, pediram que outras cidades introduzam esse tipo de incentivo. Assim como outras cidades grandes chinesas, Chengdu enfrenta problemas sérios de engarrafamentos, especialmente durante os horários de maior movimento nos dias de semana, com motoristas reclamando que os carros só conseguem se mover lentamente durante os horários de pico no centro da cidade.

domingo, 7 de outubro de 2012



ACIDENTE

CAMINHÃO SE QUEBRA AO MEIO DURANTE REPORTAGEM





IMPRESSIONANTE ESTE VÍDEO IMAGINEM ISTO EM ALTA VELOCIDADE











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