quarta-feira, 26 de dezembro de 2012


Quase mil motoristas são multados no Rio e em SP com nova Lei Seca







Quase mil motoristas foram multados nesses primeiros dias de Lei Seca mais rígida, só no Rio e em São Paulo. Mesmo sem soprar o bafômetro, tem gente sendo presa.

Antes, o motorista pagava a multa e se recusava a fazer o bafômetro, alegando que não ia produzir prova contra si mesmo. Agora é o contrário. Como o motorista pode ser autuado com base em várias provas - que incluem vídeos, fotos e testemunhos -, o bafômetro na verdade se torna mais uma defesa do motorista. É ele que vai provar que o motorista bebeu ou não e em que quantidade. 

Na noite desta terça-feira (25), duas pessoas foram presas em São Paulo. Uma engenheira química bateu o carro, brigou com policiais, não quis fazer o teste do bafômetro, mas não teve jeito. Tudo foi gravado pela câmera de um celular. 
Um exemplo da aplicação da Lei Seca mais rígida: Imagens feitas por celular levaram uma mulher à prisão. A batida foi forte e o poste do semáforo quase caiu. Dentro do carro havia latinhas de cerveja. A motorista se irritou com a filmagem e chegou a empurrar um policial. Ela se recusou a fazer o teste do bafômetro, mas acabou presa em flagrante por embriaguez com base nas gravações e nos relatos das testemunhas.

A nova Lei Seca deixou mais rigoroso o controle do consumo de álcool pelos motoristas. Em São Paulo, as fiscalizações da Polícia Militar atravessam a madrugada. E os policiais já estão orientados a agir de acordo com as mudanças na lei. Eles podem, inclusive, gravar vídeos, até com o próprio celular, dos motoristas que apresentarem sinais de embriaguez que se recusarem a fazer o teste do bafômetro.

“A polícia se sente mais fortalecida, mais amparada pela lei para poder fazer um trabalho legalista. Com certeza a gente consegue aumentar a segurança viária e com certeza a missão da polícia militar é sempre estar preservando vidas”, afirma o tenente da PM Bruno Scalco dos Santos

Um motorista foi parado porque tinha sinais de embriaguez, mas ele não se recusou a fazer o teste e admitiu que tinha mesmo bebido. O resultado do bafômetro comprovou que ele tinha bebido muito além do limite da lei: 1,26 miligramas. Até 0,33 miligramas o motorista é multado e liberado. Acima disso, é detido.

Com medo de parar na delegacia ou pagar multa de quase R$ 2 mil, muitos motoristas mudaram de atitude. Em um dia em que o calor em São Paulo passou dos 30°, nem todo mundo fez questão do chopp.
“Acho que a única maneira de mudar mesmo é a lei ser um pouquinho mais dura. É você ter consequências mais duras”, diz o produtor musical Paulo Zaidan.






Número de motoristas presos por embriaguez cresce 328%





Com reforço de 20% no efetivo e três mil bafômetros para a fiscalização neste fim de ano, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou aumento de 328,5% no número de prisões por embriaguez ao volante em 2012 em relação ao ano passado nas estradas federais de Mato Grosso do Sul. Segundo os dados, o número saltou de 7 em 2011 para 30 neste ano. Durante os cinco dias de operação, foram realizados 784 testes de alcoolemia e 41 autuações em 2012, contra 453 testes e 9 autuações no mesmo período do ano anterior.

O balanço indica ainda que houve redução de 63,6% no número de mortes em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto que em 2011 foram registradas 11 mortes, este ano o balanço apontou quatro vítimas entre os dias 21 e 27 de dezembro.

Entre os acidentes mais graves a PRF destaca quatro ocorrências. O primeiro aconteceu no dia 21, na BR-158, em Três Lagoas, onde uma mulher que conduzia uma motocicleta YBR morreu depois de colidir em um caminhão por não respeitar a preferencial.

Outros dois acidentes com morte foram registrados no dia 23 nos municípios de Eldorado (BR-163) e Bataguassu (BR-267). No primeiro caso, o condutor de um veículo Saveiro saiu da pista e capotou depois de colidir em uma árvore. Já na BR-267, um homem de 37 anos pilotava uma motocicleta e invadiu a pista contrária, colidindo em dois veículos. Ele morreu na hora.

Ontem pela manhã, foi registrado outro acidente com morte. Desta vez foi na BR-463, em Ponta Porã (MS). Segundo a PRF, um homem de 62 anos morreu depois que o veículo que ele conduzia foi atingido por outro carro. Ele foi arremessado para fora da pista.