quinta-feira, 15 de novembro de 2012


Motociclista é principal preocupação no trânsito






A reunião da Associação Nacional dos Detrans (AND) acontece periodicamente nos estados e desta vez as discussões se dão em Roraima Reunidos em Boa Vista, representantes dos Departamentos Estaduais de Trânsito da região norte, discutem até esta sexta-feira, 9, melhorias voltadas à segurança do trânsito, fiscalização e redução no número de vítimas e mortes, principalmnte no que se trata de motociclistas. A reunião da Associação Nacional dos Detrans (AND) acontece periodicamente nos estados e desta vez as discussões se dão em Roraima. Estão sendo discutidos os moldes das aulas teóricas para candidatos à Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e cobrados processos mais intensos e proveitosos. Isso seria o primeiro passo para que os estados tenham condutores mais conscientes e com isso consigam obter índices satisfatórios. O diretor-presidente do Detran Roraima, Jorge Everton, disse que os assuntos levantados neste encontro serão levados à Brasília (DF). Ele destaca que os demais Detrans e o Dpartamento Nacional de Trânsito (Denatran) tomarão conhecimento das necessidades existentes no norte do país. "Nossa maior preocupação é com o motociclista. Em grande parte dos acidentes registrados a vítima é encaminhada ao Pronto Socorro e necessita de internação e acompanhamento", destacou. A diretora-presidente do Detran Amazonas, Mônica Melo, disse que acredita muito nesta troca de experiência e que vê uma grande necessidade na discussão em busa de soluções. Ela disse que temos que reduzir as mortes, em especial dos motociclistas. "Estamos na década da segurança viária. Temos também que nos preocupar com a formação de condutores, como por exemplo, a qualificação dos instrutores", lembrou. O diretor da Editora Fama e idealizador de projetos educacionais como "Se Essa Rua Fosse Minha" e "Essa Cidade Também é Minha", Faruk El-Khatib está presente na reunião e disse que percebeu que envolvendo pais, alunos e professores, as ações eram mais eficazes. "Com o tempo os gestores estão reconhecendo esta estratégia, o que também aconteceu em Roraima. A educação é um dos pontos, já que com conscientização conseguiremos melhorias no trânsito", enfatizou












Governo estuda mudanças na formação de motociclistas





A coordenadora-geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito, do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), Cristina Hoffmann, disse nesta terça-feira (6) que o governo está preocupado com os altos índices de acidentes envolvendo motociclistase que já há estudos para alteração dos cursos de formação de condutores. Também pode haver obrigatoriedade do uso de simulador de direção para veículos de duas rodas, já no final do ano que vem.

A dirigente acredita que a falta de conscientização dos condutores é um dos fatores que contribuem para a elevação do índice de acidentes envolvendo motociclistas. Na última segunda-feira (5), o Seguro Obrigatório de Danos Pessoais Causados por VeículosAutomotores de Vias Terrestres (Dpvat) divulgou que 69% das indenizações pagas entre janeiro e setembro foram destinadas a acidentes envolvendo motocicletas.

Segundo ela, as campanhas promovidas pelo governo são iniciativas importantes, mas alerta que é preciso o envolvimento de toda a sociedade para a solução do problema. “É necessário que cada um pense sobre seu comportamento no trânsito. O condutor tanto de carro quanto demoto tem que entender que é responsável pelos seus atos”.

“O primeiro passo do governo para tentar reduzir os acidentes foi a regularização da profissão de mototáxi e motofrete”, contou a coordenadora. Com a medida que regulamenta a profissão, motociclistas têm que participar de curso de capacitação de 30 horas, que inclui gestão do risco sobre duas rodas, segurança e saúde, transporte de pessoas e transporte de cargas.












Saiba quais são os veículos mais econômicos na avaliação do Inmetro



O PBVE (Programa de Brasileiro de Etiquetagem Veicular) do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia), analisou diversos veículos para identificar quais modelos são mais econômicos em relação ao uso de combustíveis.

O programa foi criado em 2008 com objetivo de fazer com que os carros, a exemplo do que já ocorre com outros produtos (como geladeiras e fogões), ostentem a Ence (Etiqueta Nacionalde Conservação de Energia), indicando a sua eficiência energética e uma nota que pode variar de “A” para os veículos mais econômicos e “E” para os mais gastões. O projeto segue para sua quarta etapa com inclusão de mais 19 modelos.

Na última medição de 2012 participaram do programa quatro marcas e 31 modelos na categoria sub-compacto. O destaque ficou com o Fiat Uno na versão Mille Fire Economy e Novo Uno Economy Evo que receberam a etiqueta A. Também recebeu a etiqueta A o Renault Clio Authentique e Expression.

Por outro lado, o Novo Uno Vivace Evo e Attractive Evo foram considerados os mais beberrões e receberam a etiqueta D. Junto com os modelos da Fiat também receberam a etiqueta D os modelos Ka Base/Pulse/Class, da Ford.

Compactos
Na categoria compactos estão entre os veículos mais econômicos os modelos Citroën C3 (Origine/Tendance), Citroën DS3 (THP Sport Chic), Honda (Fit DX, LX, LXL) e Fiat Siena Fire.

Os destaques desta categoria foram: HB20, lançamento da Hyundai, e o Etios HB, lançamento da Toyota, que também receberam a etiqueta A.

Já entre os gastões estão o Honda Fit (DX, LX e LXL) nas versões automáticas. O curioso é que o mesmo modelo manual está entre os veículos mais econômicos. 




















quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Aulas com simulador nas auto escolas




Esta semana o Contran publicou, em Diário Oficial, a resolução 420/12 que altera a Res.168/04 do mesmo órgão e institui, como obrigatórias, as aulas em simulador no curso de formação de condutores.


Conversei com a Coordenadora-Geral de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Departamento Nacional de Trânsito, Maria Cristina Alcântara Andrade Hoffmann e ela me explicou alguns pontos da Resolução:

1) Hora-aula no simulador terá 30 minutos

O período da hora-aula no simulador será de 30 minutos, diferente das aulas teóricas que tem a duração de 50 minutos.

2) Aulas no simulador antes da prova teórica

As aulas no simulador serão realizadas após concluído o curso teórico e antes do exame teórico para a primeira habilitação.

3) Nenhum simulador ainda homologado

Segundo Maria Cristina, nenhum simulador ainda foi homologado pelo Denatran.

4) Junho de 2013

Até junho de 2013 todas as autoescolas deverão dispor de aulas em simuladores.

Além disso, a coordenadora citou que o objetivo desta ação é aperfeiçoar ainda mais o processo de formação de condutores, respeitando a segurança no trânsito e a integridade dos candidatos. “Será possível treinar em situações que talvez ele nem consiga encontrar em aulas práticas como as condições adversas, num ambiente seguro, que traga mais confiança para o futuro motorista”, diz Maria Cristina.

O governo, totalmente envolvido com o Pacto Nacional de Redução de Acidentes (PARADA), está trabalhando com ações para reduzir em 50% o número de mortes no trânsito. E por este motivo, outras mudanças poderão surgir no processo de primeira habilitação. Para Maria Cristina, o importante é estarem todos do mesmo lado. “Os CFCs tem um papel fundamental nesse processo e nós sentimos que eles estão preocupados com isso”, avalia a coordenadora.