sábado, 22 de setembro de 2012

DOCUMENTOS DE PORTE OBRIGATÓRIOS

QUAL DOCUMENTAÇÃO DEVEMOS PORTAR

QUANDO EM TRÂNSITO FORA DO ESTADO DE ORIGEM TEMOS QUE OBEDECER A RESOLUÇÃO DO CONTRAN 110, QUE CITA COMO OS MESES DE SETEMBRO ATÉ DEZEMBRO PARA PORTE DO CLA - CERTIFICADO DE LICENCIAMENTO ANUAL DO ANO VIGENTE, JUNTAMENTE COM A CARTEIRA DE HABILITAÇÃO OU A PERMISSÃO PARA DIRIGIR.
JÁ QUANDO EM TRÂNSITO NA UNIDADE DA FEDERAÇÃO DE ORIGEM DO VEÍCULO, O CONDUTOR TEM A OBRIGAÇÃO DE SEGUIR O CALENDÁRIO ELABORADO PELO ÓRGÃO EXECUTIVO QUE NO CASO É O DETRAN E PORTAR O CLA E A CNH NO PRAZO ESTABELECIDO PELO DETRAN DO SEU ESTADO. 

sexta-feira, 21 de setembro de 2012

FISCALIZANDO O PNEU DO SEU CARRO

APRENDA COMO FISCALIZAR OS PNEUS DO SEU CARRO

Talvez muitos motoristas desconheçam essa informação, mas é possível saber o momento para realizar a troca dos pneus de um carro. E essa informação está no próprio pneu.

É que existe uma marcação que indica o desgaste máximo admitido. Esse desgaste é limitado pelo Código Nacional de Trânsito que determina que a profundidade mínima nos sulcos de um pneu não seja inferior a 1,6 mm, medido da base do sulco a parte mais externa da banda de rodagem.

Essa profundidade mínima é exigida de modo a garantir a remoção da película de água sobre a banda de rodagem, além de permitir a dirigibilidade e o controle do veículo. Abaixo dessa especificação o pneu terá dificuldade de expelir impurezas e água acumuladas sobre a pista.

A medição da profundidade pode ser realizada em uma loja especializada utilizando um equipamento conhecido como profundímetro, que indica, em milímetros, a profundidade do sulco.

Porém, esta medição também pode ser realizada no próprio pneu através de um indicador chamado TWI ( Tread Wear Indicator ), que pode ser traduzido como indicador de pegada. O TWI nada mais é que uma pequena saliência no sulco do pneu. Observe que quanto maior o desgaste da banda de rodagem, menor será a profundidade do sulco, tornando a saliência do TWI mais próxima da superfície do pneu. E quando esta saliência se igualar à banda de rodagem, estará sendo indicado o momento da troca dos pneus.

Esta indicação do nível de desgaste do pneu pode ainda ser percebida através de uma pequena gravação, no formato de um triângulo, existente no ombro lateral do[TWI.bmp] pneu indicando o desgaste máximo permitido.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

INDICADOR DE DESGASTE T.W.I.


CHECK LIST EM MOTOCICLETAS


MOTOCICLISTAS O CHECK LIST NAS MOTOS É UM FATOR ESSENCIAL PARA A SUA SEGURANÇA, EM PRIMEIRO PLANO VOCÊ DEVE SEMPRE OBSERVAR O DESGASTE NA  BANDA DE RODAGEM DOS PNEUS, POIS O SEU LIMITE É DE 1,6mm DE ACORDO COM A REGULAMENTAÇÃO DO CONTRAN.
 COMO PROCEDER ESTA VERIFICAÇÃO?
NAS BORDAS EXTERNAS DOS PNEUS TEM UMA MARCAÇÃO QUE VOCÊ VAI ENCONTRAR QUE PODE SER, T.W.I. OU UMA PEQUENA SETA, ONDE VOCÊ ACOMPANHA O INDICADOR ATÉ O CENTRO DO PNEU E VERÁ UM RESSALTO DENTRO DAS RANHURAS DO PNEU, ESTE É O PONTO DE DESGASTE MÁXIMO DO PNEU, PASSANDO DESTE VOCÊ PODERÁ PERDER A ESTABILIDADE E ATÉ A FRENAGEM COM EFICIÊNCIA. 

MINHA MUSICA PREFERIDA

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

CRUZAMENTO SINALIZADO E NÃO SINALIZADO

SÃO LOCAIS ONDE SE DEVE TER ATENÇÃO REDOBRADA

AO SE APROXIMAR DE UM CRUZAMENTO QUE NÃO SEJA SEMAFORIZADO, O CONDUTOR DEVE DIMINUIR A VELOCIDADE E COM TODA ATENÇÃO VERIFICAR SE VEM VEÍCULOS NA VIA QUE IRÁ CRUZAR COM AQUELA EM QUE SE ENCONTRA, CASO POSITIVO E ESTE VIER NO SEU LADO DIREITO, VOCÊ DEVERÁ DAR PRIORIDADE A ESTE VEÍCULO.
EM CASO DE CRUZAMENTO SINALIZADO FAÇA O MESMO, DIMINUA A MARCHA E MESMO QUE ESTEJA COM SINAL VERDE PARA VOCÊ, SÓ CRUZE COM SEGURANÇA.

DÊ PRIORIDADE A VIDA!!!

CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO



                                              CRUZAMENTO NÃO SINALIZADO

AQUAPLANAGEM

AQUAPLANAGEM

                                    SITUAÇÃO ADVERSA DO TEMPO

                                OCORRE QUANDO DA PASSAGEM DO VEÍCULO EM ALTA VELOCIDADE SOBRE UMA FINA CAMADA DE ÁGUA SOBRE O PAVIMENTO QUE PROVOCA A FALTA DE ESTABILIDADE, POIS A BANDA DE RODAGEM DOS PNEUS DEIXA DE TOCAR NO SOLO E FLUTUA SOBRE O MESMO, ONDE SEU CONDUTOR PODE VIR A PERDER O CONTROLE DE DIREÇÃO DO VEÍCULO E PROVOCAR UM ACIDENTE, OUTRAS CAUSAS QUE PODEM PROVOCAR ESTA SITUAÇÃO É A PROFUNDIDADE INSUFICIENTE NA BANDA RODAGEM DOS PNEUS, O TÃO POPULAR PNEU CARECA E COM CALIBRAGEM BAIXA.

PRECAUÇÕES: 
                         NOS DIAS DE CHUVA, DEVE-SE REDUZIR A VELOCIDADE DE FORMA COMPATÍVEL COM A REGIÃO.

                           RODE COM PNEUS NOVOS OU EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, COM NO MÍNIMO 1,6mm DE PROFUNDIDADE DOS SULCOS NA BANDA DE RODAGEM.

                            CALIBRE OS PNEUS SEMPRE ACOMPANHANDO O MANUAL DO VEÍCULO, VERIFIQUE SEMANALMENTE A CALIBRAGEM DOS PNEUS.
                          
                            NUNCA APROVEITE AS POÇAS DE ÁGUA PARA LAVAR SEU VEÍCULO, POIS GRANDES ACIDENTES OCORREM ASSIM.
                          
                             PARA O MOTOCICLISTA A DICA É SEMPRE OBSERVAR O RASTRO DO PNEU DA SUA MOTOCICLETA NA PISTA. SE JÁ NÃO CONSEGUIR VER É PORQUE JÁ ENCONTRA-SE AQUAPLANANDO, NESTE CASO DIMINUA GRADATIVAMENTE ATÉ VER NOVAMENTE O RASTRO NO PISO.

OUTRA OBSERVAÇÃO É AUMENTAR A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO VEÍCULO QUE VAI A SUA FRENTE, POIS SE ESTÁ COM PISTA SECA ESTA DISTÂNCIA SERÁ NO MÍNIMO DE 2 SEGUNDOS, COM PISTA MOLHADA VOCÊ TERÁ A OBRIGAÇÃO DE DOBRAR ESSE TEMPO.


                                                        MARCELO W NEMESIO