AQUAPLANAGEM
SITUAÇÃO ADVERSA DO TEMPO
OCORRE QUANDO DA PASSAGEM DO VEÍCULO EM ALTA VELOCIDADE SOBRE UMA FINA CAMADA DE ÁGUA SOBRE O PAVIMENTO QUE PROVOCA A FALTA DE ESTABILIDADE, POIS A BANDA DE RODAGEM DOS PNEUS DEIXA DE TOCAR NO SOLO E FLUTUA SOBRE O MESMO, ONDE SEU CONDUTOR PODE VIR A PERDER O CONTROLE DE DIREÇÃO DO VEÍCULO E PROVOCAR UM ACIDENTE, OUTRAS CAUSAS QUE PODEM PROVOCAR ESTA SITUAÇÃO É A PROFUNDIDADE INSUFICIENTE NA BANDA RODAGEM DOS PNEUS, O TÃO POPULAR PNEU CARECA E COM CALIBRAGEM BAIXA.
PRECAUÇÕES:
NOS DIAS DE CHUVA, DEVE-SE REDUZIR A VELOCIDADE DE FORMA COMPATÍVEL COM A REGIÃO.
RODE COM PNEUS NOVOS OU EM BOM ESTADO DE CONSERVAÇÃO, COM NO MÍNIMO 1,6mm DE PROFUNDIDADE DOS SULCOS NA BANDA DE RODAGEM.
CALIBRE OS PNEUS SEMPRE ACOMPANHANDO O MANUAL DO VEÍCULO, VERIFIQUE SEMANALMENTE A CALIBRAGEM DOS PNEUS.
NUNCA APROVEITE AS POÇAS DE ÁGUA PARA LAVAR SEU VEÍCULO, POIS GRANDES ACIDENTES OCORREM ASSIM.
PARA O MOTOCICLISTA A DICA É SEMPRE OBSERVAR O RASTRO DO PNEU DA SUA MOTOCICLETA NA PISTA. SE JÁ NÃO CONSEGUIR VER É PORQUE JÁ ENCONTRA-SE AQUAPLANANDO, NESTE CASO DIMINUA GRADATIVAMENTE ATÉ VER NOVAMENTE O RASTRO NO PISO.
OUTRA OBSERVAÇÃO É AUMENTAR A DISTÂNCIA DE SEGURANÇA EM RELAÇÃO AO VEÍCULO QUE VAI A SUA FRENTE, POIS SE ESTÁ COM PISTA SECA ESTA DISTÂNCIA SERÁ NO MÍNIMO DE 2 SEGUNDOS, COM PISTA MOLHADA VOCÊ TERÁ A OBRIGAÇÃO DE DOBRAR ESSE TEMPO.
MARCELO W NEMESIO