terça-feira, 20 de agosto de 2013

TESTE N-CAP

Lifan X60 atinge quatro estrelas em teste de impacto na China



Lifan X60 atinge quatro estrelas em teste de impacto na China

Enquanto os carros brasileiros "patinam" nos testes de segurança regionais – Latin NCAP –, o Lifan X60 vai bem nas avaliações de impacto feitas na China. O utilitário, vendido no Brasil desde maio, atingiu quatro estrelas – de um total de cinco – nos testes feito pelo C-NCAP – China-New Car Assessment Programme – entidade da China que promove a segurança automotiva. O órgão chinês segue os mesmos padrões regulamentados pela GNCAP – Global New Car Assessment Programme. O Lifan X60 avaliado é equipado com airbag duplo para motorista e passageiro do banco dianteiro, ABS e EBD, barras de proteção lateral nas portas, cintos de segurança retráteis com pré-tensionadores e sistema de fixação de cadeiras para crianças “Isofix”.

Outros carros que são vendidos no Brasil também foram testados pelo C-NCAP. O recém-lançado Citroën C4 Lounge atingiu cinco estrelas, assim como o Hyundai Elantra. Outro carro da coreana Hyundai avaliado, o Veloster, ficou com quatro estrelas.

A título de comparação, os carros testados pela entidade chinesa não "batem" com os testes feitos pelo Latin NCAP, por exemplo. O Toyota Corolla que na avaliação regional atingiu quatro estrelas lá obteve nota máxima – cinco estrelas. Já o Geely CK1 – que é conhecido na China como MR7 – não atingiu nenhuma estrela no Latin NCAP. Já no teste chinês o sedã conseguiu duas estrelas.



Crash-test

A classificação do China-NCAP vai de uma a cinco estrelas e atribui notas a cada um dos testes que são realizados. São três impactos: um frontal contra uma barreira fixa; o segundo também frontal, mas com impacto no canto do lado do motorista contra uma barreira deformável; e o terceiro onde o carro é atingido lateralmente por uma barreira deformável.

A cada impacto são avaliados os “danos” aos bonecos e são retirados pontos para cada dano. Itens adicionais de segurança passiva presentes no automóvel, como cintos de segurança retráteis, airbags, sistema de fixação de cadeiras para crianças tipo “Isofix”, entre outros, atribuem pontos adicionais à nota final de cada veículo avaliado.

Veja mais: Teste: Lifan X60 - O valor do “X”
Veja também: Latin NCAP: Chevrolet Agile e Renault Clio fazem feio nos testes de colisão

Nenhum comentário:

Postar um comentário